BRASIL - PETIT
MOULIN ASUCRE PORTATIF
JEAN BAPTISTE
DEBRET
Lithografia
original de Thierry Frères, da edição original de Firmin Didot Frères.
Gravura em bom
estado que preserva suas margens integras.
Século XIX
Formato 31x46 cm
(com as margens)
Pintor e desenhista
francês que viveu no Brasil de 1816 a 1831.
Nasceu em Paris, em
18 de Abril de 1768 e morreu na mesma cidade em 11 de Junho de 1848.
Estudou na Academia
de Belas Artes de Paris, tendo sido discípulo de Jacques-Louis David. Continuou
os estudos na Escola de Pontes e Estradas concluindo-os na Escola Politécnica.
Estreou no Salão de
1798 com um quadro com figuras em tamanho natural, com o título "O General
Messénio Atistómeno liberto por uma rapariga", que lhe valeu a conquista
do segundo prémio. Devido a este sucesso foi encarregado de trabalhos de
ornamentação em edifícios públicos e de particulares.
Integrou a Missão
Artística Francesa ao Brasil, solicitada por D. João VI, organizada pelo marquês
de Marialva, e dirigida por Lebreton que chegou ao Rio de Janeiro em Março de
1816. No Brasil manteve-se até 1831, pintando e desenhando todos os grandes
momentos que levaram à independência do Brasil, assim como os primeiros anos do
governo do imperador D. Pedro I.
No Brasil pintou o
retrato de D. João VI, de tamanho natural e com trajes majestáticos, assim como
de outros membros da família real. Pintou também o desembarque da arquiduquesa
Leopoldina, mulher de D. Pedro, e primeira imperatriz do Brasil.
Tendo recebido um
atelier no novo edifício da Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro,
para aí poder pintar numa grande tela a coroação imperial, ocorrida em Dezembro
de 1822, reuniu oito discípulos a quem deu aulas de pintura. Em 1820 foi
nomeado professor de pintura histórica da Academia de Belas Artes, instituição
que só em 1826 começou a sua atividade. Em 1829 organizou a primeira exposição
artística do Brasil, ao apresentar os trabalhos dos seus discípulos. O sucesso
do acontecimento valeu-lhe ser nomeado oficial da Ordem de Cristo.
Tendo regressado a
França em 1831, sendo desde 1830 membro correspondente da Academia das Belas
Artes do Instituto de França, publicou a partir de 1834 até 1839 uma numerosa
série de gravuras na obra em 3 volumes intitulada Voyage pitoresque et
historique au Brésil, ou Séjour d 'un artiste français au Brésil (Viagem
pitoresca e histórica ao Brasil, ou Estadia de um artista francês no Brasil).
PV. 500
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