"Il Sauta Brusquement Sur La Croupe De Cheval De L’Impereur"

 Eduard Von Hildebrandt (1817-1868)

Aden sulpt

"Il Sauta Brusquement Sur La Croupe De Cheval De L’Impereur"

Paris

Antiga gravura original em madeira de topo. Com as duas assinaturas na chapa e nos cantos inferiores, sendo uma do artista responsável pelo tema e a outra do artista gravador. As margens íntegras, com ressalva de que apenas uma delas vem com sinal de aparos. Mesmo assim está em estado de magna.
Medidas: 28 x 18,7 cm
Ilustrações de
Eduard Von Hildebrandt (Dantzig, Prússia, atual Alemanha 1818 - Berlim, Prússia 1869)
Aquarelista e pintor.

Descrição do autor e tema
De 1838 a 1840, Eduard Hildebrandt foi aluno em Berlim do pintor Wilhem Krause. Participa das exposições da Academia de Berlim. Em 1840, viaja pela Escandinávia, Inglaterra e Escócia. Em 1842, estuda em Paris com o pintor Eugène Isabey. Expõe no Salão de Belas Artes de 1842 e 1843, ano em que ganha medalha. De volta a Berlim, conhece o naturalista Alexander von Humboldt, que o indica ao rei da Prússia, Frederico-Guilherme IV. Este o patrocina em viagens a vários continentes.
Chega ao Brasil em março de 1844, percorrendo os estados do Rio de Janeiro, da Bahia e de Pernambuco. Participa da Exposição Geral de Belas Artes (EGBA) do Rio de Janeiro. Louis Auguste Moreaux (1818 - 1877) faz um retrato seu. Recebe de D. Pedro II o título de Cavaleiro da Ordem da Rosa.
O tema hora exposto, realmente é bem movimentado, traduz a surpresa do imperador montado em seu cavalo quando de repente o rapaz pula em sua garupa, sem prévio aviso.
A mulher acompanhada do coringa bufão observa da sacada a confusão, com o cavalo a ponto de derrubar seu cavaleiro, enquanto sua peruca fica ao chão. A tropa guardiã se alvoroça surpresa, mas não dá para notar que reagirá com energia. A escultura ao fundo, com torso nu representa sem dúvida que por ali deve ter havido uma boa festança. Pelo tema esta pode ser única razão para a atitude irreverente do garupa invasor. Por isso os acompanhantes estão praticamente inertes, embora também surpresos.
O cenário com coluna de construção clássica, possivelmente um palácio, com jardim vistoso, entretanto com iluminação de penumbra, ou quase noturna, também ajuda a nossa imaginação a elucubrar os factíveis devaneios vividos pelo imperador, por nós desconhecido, porem impudico, possivelmente.
É sim para pessoas, com gosto refinado.











_________________________
_________________________

CLIC NESTE LINK
_________________________

fale com nossa diretoria

libanoatallah@terra.com.br  

WWW.TVARTPONTO.COM


artponto.org@terra.com.br
_________________________
Líbano Montesanti Calil Atallah