“ATLAS DO IMPÉRIO DO BRAZIL” - GRAVURAS ANTIGAS GALLERY - HOME DE LÍBANO CALIL

Cândido Mendes de Almeida,

"PINSONIA"

do

“ATLAS DO IMPÉRIO DO BRAZIL”


UMA PROPOSTA DE DEFINIÇÃO DOS LIMITES DO BRASIL NO SÉCULO XIX


 Em 1868, o então deputado da Assembléia Geral do Brasil,  

Mendes, Candido, 1818-1881

Encontro:

1868

Título curto:

XXIV.

 Provincia de Pinsonia

Editor:

Lithographia do Instituto Philomathico

Localização do editor:

Rio de Janeiro

Observação:

Mapa de cores gravado. As inserções representam a planta da Cidade de Macapá e o mapa topográfico de Macapá. O mapa mostra as divisões administrativas por cor, capital, cidades, aldeias, população e freguesias. Relevo mostrado por hachuras. Profundidade mostra por isolinhas. Inclui legenda e lista de condados.

País:

Brasil

Título completo:

XXIV. Provincia de Pinsonia. (A acompanhar) Atlas do imperio do Brasil ... Organisado por Candido Mendes de Almeida. Rio de Janeiro: Lithographia do Instituto Philomathico. 1868. (inserções) Cidade de Macapá. (com) Topographia de Porto de Macapá.

Autor da publicação:

Mendes, Candido, 1818-1881

Data de publicação:

1868

 
O “ATLAS DO IMPÉRIO DO BRAZIL”
UMA PROPOSTA DE DEFINIÇÃO DOS LIMITES DO BRASIL NO SÉCULO XIX
 Em 1868, o então deputado da Assembléia Geral do Brasil, Cândido Mendes de Almeida, elaborou um atlas denominado “Atlas do Império do Brazil comprehendendo as respectivas divisões Administrativas, ecclesiasticas, Eleitoraes e Judiciárias”. Essa obra foi feita a partir da reunião de diversos mapas, produzidos em épocas distintas, sobre o território brasileiro, nos séculos 18 e 19. Cândido Mendes, ao compor seu atlas mostrava-se preocupado com a falta de definição precisa dos limites territoriais do Império, tanto os externos quanto os internos. Em pleno contexto da Guerra contra o Paraguai, o governo brasileiro havia, pelo Tratado de Ayacucho, reconhecido o território do que hoje é o estado do Acre e parte do Amazonas como pertencente à Bolívia. A par das dificuldades externas, a falta de definição precisa dos limites internos causava enormes transtornos aos moradores e também graves desavenças entre as províncias. Nesse atlas o autor faz uma proposta de definição de limites internos para o território brasileiro e expressa a insatisfação com a situação dos limites externos. Algumas das sugestões do autor se consolidaram muito tempo depois, como é o caso da criação do Estado do Tocantins. Palavras-chave: Atlas do Império do Brazil, Cândido Mendes de Almeida, Geografia no Segundo Reinado, Cartografia do Brasil Império. 

Atlas do imperio do Brasil: compreendendo as últimas divisões administrativas, eclesiásticas, eleitoraes e judiciários dedicados a sua Magestade o Imperador o Senhor D. Pedro II: destinado a instrucçao publica no imperio com especialidade a dos alunos do Imperial Collegio de Pedro II. Organisado por Candido Mendes de Almeida. Rio de Janeiro: Lithographia do Instituto Philomathico. 1868.

Nota de publicação:

Este é o primeiro atlas do Brasil e um marco da cartografia brasileira, de Candido Mendes. Serviu de base para trabalhos posteriores. Consiste em 24 mapas das províncias da época e de suas regiões, e 36 páginas de texto descritivo para retratar as questões de fronteira no Brasil, as informações geográficas, inclui estatísticas da população brasileira, e diversos dados administrativos, eleitorais e eclesiásticos. Os mapas são coloridos, mostrando províncias, capitais, cidades, vilas, bases militares, freguesias, rios e montanhas. Relevo mostrado por hachuras. As capas são placas cobertas de papel bege. Alguns mapas incluem rosa dos ventos e notação a lápis.

Tipo de Pub:

Atlas Nacional

Mapas de pub:

24

Altura do pub cm:

46

Largura do pub cm:

35

Autores:

Mendes, Candido, 1818-1881

_________________________
_________________________

CLIC NESTE LINK
_________________________

fale com nossa diretoria

libanoatallah@terra.com.br  

WWW.TVARTPONTO.COM


artponto.org@terra.com.br
_________________________
Líbano Montesanti Calil Atallah